PICP - Programa de Intervenção em Competências Pragmáticas (v. pré-escolar)
Descrição:
Atenção: Pelas suas características, deverá acrescentar ao pagamento 6,80 € de portes e registo.
NOTA: O PICP só será enviado com o recebimento de 81,79 €/exemplar (74,99 + 6,80 €).
NOTA: A compra conjunta de outros livros/materiais não anula a necessidade de somar os portes.
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O Programa de Intervenção em Competências Pragmáticas (PICP), na sua versão para o nível pré-escolar, é uma ferramenta desenvolvida e validada em Portugal, destinada a crianças em idade pré-escolar (e, em alguns casos, início da idade escolar) que apresentam alterações nas competências pragmáticas, ou seja, dificuldades no uso social da linguagem, como na comunicação funcional, interação social e compreensão de intenções comunicativas.
Este programa é especialmente relevante para crianças com perturbações do espectro do autismo (TEA), perturbações do desenvolvimento da linguagem (PDL) ou outras condições que afetem a pragmática linguística.


Características principais do PICP
• Objetivo: Melhorar as competências pragmáticas, promovendo habilidades de comunicação social, como iniciar e manter conversas, interpretar pistas sociais, responder adequadamente em contextos sociais e usar a linguagem de forma funcional.
• Público-alvo: Crianças pré-escolares com alterações pragmáticas, podendo ser aplicado no início do ensino básico, dependendo do grau de comprometimento.
• Estrutura:
- O programa é estruturado em sessões de intervenção, geralmente conduzidas por terapeutas da fala em contextos educativos, como o jardim de infância.
- Cada criança participa, idealmente, em 24 sessões (bissemanais, com duração de cerca de uma hora), facilitadas por um terapeuta com conhecimento profundo do programa.
• Metodologia:
- Baseia-se em atividades práticas e contextualizadas, adaptadas ao nível de desenvolvimento da criança.
- Inclui estratégias lúdicas e interativas para promover o envolvimento.
- Envolve a colaboração de pais e educadores para reforçar as competências fora do contexto de intervenção.
• Avaliação:
- Utiliza a Goal Attainment Scale (GAS), avaliada por pais e educadores, como medida primária de resultados.
- Inclui medidas secundárias, como a Escala de Avaliação de Competências Comunicativas (preenchida por pais e professores) e o Teste de Linguagem – Avaliação da Linguagem Pré-Escolar, para avaliar a linguagem geral.
• Validação: O PICP é o único programa de intervenção em competências pragmáticas desenvolvido e validado cientificamente para crianças pré-escolares de língua portuguesa europeia. Estudos iniciais, como o descrito em Pereira et al. (2019, 2021), indicam a sua eficácia, embora os efeitos a longo prazo ainda estejam em investigação.
Contexto de aplicação
• Cenários: Jardins de infância, clínicas, escolas ou, em menor escala, contextos hospitalares ou domiciliários.
• Profissionais envolvidos: Terapeutas da fala são os principais aplicadores, mas o programa pode envolver equipas multidisciplinares (educadores, psicólogos, etc.).
• Integração com outros programas: O PICP pode ser combinado com abordagens como o DIRFloortime, Picture Exchange Communication System (PECS) ou o Affect-Based Language Curriculum, dependendo das necessidades da criança.
Saiba mais sobre o PICP clicando aqui.
Ficha técnica
ISBN: n/a
Autoria: Tatiana Pereira, Marisa Lousada e Margarida Ramalho
Ilustração: Brígida Machado
Formato: Caixa de cartão (32 x 23 x 5 cm)
Páginas: n/a
Ano de edição:
